segunda-feira, 16 de maio de 2011

Início do Blog

Olá a todos,

                a partir de hoje usaremos esse canal para divulgarmos informações e conhecimento sobre a tomografia de coronárias e a ressonância magnética cardiovascular. Meu nome é Leonardo Sara, sou médico cardiolgista, atualmente vice-presidente da Ressonância Magnética do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e diretor responsável pelo setor de Tomografia e Ressonância Cardiovascular do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI-Goiânia-GO).

Espero que possamos trocar muitas experiências, dúvidas e conhecimento científico!


3 comentários:

  1. Primeira pergunta do blog: estou com muita preguiça de fazer um Stress Test. Posso substituir com uma AngioCT ou AngioRNM?

    ResponderExcluir
  2. Primero, son dos test diferentes la angio TC como la angio RNM ofrecen información anatómica de las coronarias, mientras que el stress test (con eco o RMC) ofrece información mas precisa de la isquemia miocardica. Si las imágenes de angio te dan lesiones coronarias despues tendrías que hacer un stress, y si la angio es negativa no significa que no tengas isquemia miocardiaca. Para mi ante un paciente asintomático siempre empezaria su estudio con una prueba de stress (ergometria, camara gamma o lo que fuera.)

    ResponderExcluir
  3. Fala Marcello, tudo vai depender do que vocè realmente pretende. Se for assintomático, testes de isquemia para estratificar de risco cardiovascular, apesar de amplamente utilzados, não têm indicação formal. Se vocè pretende apenas avaliar risco cardiovascular, o primeiro passo e o bom e velhor Framingham. Caso seja de risco intermediário ou risco baixo com antecendente familiar, faria um escore de cálcio. Caso o EC seja maior que 100 ou percentil > 75, faria um teste de isquemia.
    Agora se vocè quer ter idéia da sua capacidade aeróbia, faria o bom e velho teste de esforço.

    ResponderExcluir